Banner
Alguém perguntou:

Me ajudem a entender Provérbios 8

1. A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz.
2. Nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca...

Anúncios
Thumb i
Anderson Souza respondeu:

Este é o significado do Provérbios. Paz do Senhor irmão :)

Versículos 1-6: Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Para se conhecer a sabedoria e a instrução, para se entenderem as palavras de inteligência, para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e eqüidade; para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas."

Thumb instashot 20150608 174456
Leticia Rafaela respondeu:

Boa noite!

Pelo que eu entendi, é que a sabedoria e o discernimento, ou seja, o entendimento vindos da parte do nosso Deus, para que possamos ter comunhão com Ele, e lidar com as circunstâncias que surgem em nossas vidas, estão bem a nossa frente. Deus, pela sua graça, nos Deus o Seu Santo Espírito para que tenhamos entendimento para com as coisas espirituais, para que possamos nos achegar cada vez mais a Ele, ás suas vontades, ao seu querer. O Espirito Santo quer nos batizar, mas para isso precisamos ter fé com obras, e os frutos do Espirito (Gálatas: 5.22.).

Se você está lendo Provérbios, deve ter percebido que fala muito sobre a sabedoria, que devemos possuí-la e praticá-la sempre. E esses versículos mostram que ela está ao nosso alcance, através do Espirito de Deus que está nos nosso meios. Basta olharmos para ela, e buscar.

Espero ter ajudado, fique na paz do Senhor Jesus!

Thumb pqaaah9jn4sn5g8qba75ou53gzdywinmye j53k3puj8rn2cxlj2t4if4z6ms1qex 7tb6fmsvbumucotbarp8sy5ryam1t1uajd67qbccy4z7 bi rxulgi5yet
Icon1
Debora respondeu:

Seja qual for a maneira pela qual se entendam essas metáforas ,o que esta claro é que a SABEDORIA deve ser comunicada :ela deve ser ouvida por todos os que quiserem ouvir,afinal o que a SABEDORIA diz é uma questão de vida ou de morte,estudando Provérbios texto e contexto vemos que esta SABEDORIA é o próprio JESUS,ELE clama e já existia antes mesmo de tudo ser criado,leia provérbios 8:22-31

adoraria estudar o livro de provérbios com você me escreva jesusluzdomundo1@gmail.com

Que o ESPIRITO SANTO de DEUS lhe de sabedoria e entendimento,um forte abraço.

Avatar blank
José Silva respondeu:

Provérbios 8:1
Não clama, porventura, a Sabedoria? E a Inteligência não dá a sua voz?

Salomão escreveu Provérbios com muitas expressões poéticas e figurativas, o que lhe dá força e atração, além do seu maravilhoso conteúdo de sabedoria para a vida. Aqui encontramos a figura de linguagem conhecida como personificação, onde à qualidade abstrata da sabedoria se deu à natureza de uma pessoa. A personificação define a figura da seguinte forma:

Personificação. É a figura de linguagem que dá, a objetos inanimados, os traços e as características humanas. Esses atributos podem incluir sensações, emoções, desejos, gesticulação física, expressões e poder de linguagem, entre outros.

Considere como o americano descreve a sua liberdade como sendo a Senhora Liberdade ou a terra material e animal como sendo a Mãe Natureza. Liberdade não é de fato uma senhora, apesar da forma feminina da Estátua da Liberdade; e a natureza, na realidade não é uma mãe como a chamamos com frequência.

Nós vemos a sabedoria personificada como uma mulher nos primeiros trechos de Provérbios (Pv 1:20-33; 2:4; 3:15-18; 4:5-13; 8:1-36; 9:1-5). Muitos espiritualizam a mulher e a sabedoria como o Cristo pré encarnado ou a sabedoria de Deus. Mas o Cristo pré encarnado era o próprio Jeová, a Palavra de Deus. Um Filho de Deus eternamente gerado é especulação profana e heresia. A figura é a de uma mulher empolgada clamando aos jovens para escolherem a vida de sabedoria.

Nos primeiros nove capítulos, nós vemos uma disputa entre a mulher estranha e a mulher sabedoria. Uma procura seduzir o jovem pela luxúria e o adultério e a outra busca salvá-lo pela sabedoria e discrição. Como as prostitutas se utilizam de locais públicos para caçar as suas vítimas (Pv 7:11-12), da mesma forma a sabedoria clama em locais públicos para que possa ser ouvida por todos (Pv 8:2-4; 1:20-21).

Todos os jovens têm duas mulheres perseguindo-os (indiretamente isto se aplica aos homens mais velhos, meninas e mulheres, também). A questão é, qual das duas mulheres ele vai amar e segui-la até a sua casa. Uma mulher traz o inferno e a morte (Pv 2:18; 7:27; 9:18). A outra traz consigo favor e vida (Pv 9:1-5; 4:13; 3:18).

Não é difícil encontrar a sabedoria e desfrutar dela. Ela se revela e se coloca à disposição pela revelação de Deus e obra do Seu Espírito. Ela clama de maneira a ser ouvida. Porque não abraçá-la como sendo sua, caro leitor? Ela lhe trará alegria e favor durante toda a sua vida.

Sabedoria é uma qualidade que Deus tem e a dá. Ele tem sabedoria infinita (Rm 11:33-36), e Ele dá sabedoria liberalmente para aqueles que a buscam (Tg 1:5; IRs 3:12; IRs 4:29-34).

Verdadeiramente, Jesus Cristo, o encarnado Filho de Deus, possui todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:3). Você O conhece? Você ama a Ele e O serve?

Provérbios 8:2
No cimo das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca;

A sabedoria não está escondida na obscuridade. É tão visível quanto o sol ao meio dia. A sabedoria não cochicha em lugares escuros e secretos. Ela clama em alta voz para ser ouvida no meio da atividade humana. Não é difícil encontrá-la. Qualquer homem com disposição para buscá-la pode facilmente encontrá-la. Não é um privilégio da elite. É oferecida graciosa e extensivamente aos filhos dos homens (Pv 8:4).

Este provérbio faz parte da introdução de Salomão à sua personificação da sabedoria com uma mulher (Pv 8:1-3). Em um dos mais elegantes trechos de literatura no mundo, a Senhora Sabedoria é apresentada antes de assumir a primeira pessoa para descrever seu caráter e os seus benefícios para os homens (Pv 8:4-36). Salomão continua a personificação no capítulo seguinte, também (Pv 9:1-12).

Tendo usado três capítulos para especificar os métodos e o perigo de uma mulher estranha e sua sedução sexual (capítulos 5 a 7), o homem sábio apresenta outra mulher, a Senhora sabedoria. Enquanto que prostitutas desejam o escuro para cobrir os seus pecados e fica à espreita nas esquinas (Pv 7:8-12), a Senhora Sabedoria fica a céu aberto onde a afluência humana aceita todos os homens. Enquanto que o convite da prostituta deve ser rejeitada (Pv 9:13-18), a da Senhora Sabedoria deve ser aceita (Pv 9:1-5).

Deus oferece sabedoria a todos os homens da terra. Ela se inicia com o temer a Deus e o conhecimento do Deus santo (Pv 1:7; 9:10; Sl 19:1-3; Rm 1:19-20). Mesmo assim os homens não temem a Deus!

A linguagem universal da criação conclama a todos os homens para se arrependerem e se humilharem diante do Criador, que é o princípio da sabedoria (Sl 19:1-6). Mas isso não é a única mídia pela qual clama a sabedoria. A palavra escrita de Deus também oferece sabedoria aos simples, o que a torna ainda mais preciosa do que o ouro e mais doce do que o mel (Sl 19:7-11).

E leitor, você não tem ouvido seus pais e pastor conclamando-o à sabedoria, também? Ela não está distante ou em lugar difícil. Ela não está sussurrando no escuro. Ela está a céu aberto e chamando com voz alta. O que lhe impede? Tome posse dela, agora! Aceite o convite dela! Busque a amizade dela! Abandone os tolos! Separe-se das distrações da vida (Pv 18:1). Se você não fizer isso rapidamente, ela vai rir zombando de você (Pv 1:20-33). Você ama a morte (Pv 8:36)?

Avatar blank
Ruthe respondeu:

Diz respeito do conhecimento do filho de Deus, seja, a sabedoria referida é Crsito. A mensagem de salvação proclamada em toda parte. Ela convida o homem para o conhecimento de Deus, para a inteligencia da revelação do filho de Deus. Para a paz. N diz respeito á salomão ou qualquer outro sabio da biblia.

Avatar blank
Amelia Custodia respondeu:

A sabedoria referida neste texto e Cristo Jesus o unico que anuncia ele primeiro e depois atravez dos seus disciplos ,compare com Joao 1:1-15

Anúncios